PUB

Fact-Checks

Sumo com mamão, ameixa e gengibre regula o intestino “em 2 minutos”?

26 Out 2023 - 10:01
falso

Sumo com mamão, ameixa e gengibre regula o intestino “em 2 minutos”?

Partilha-se nas redes sociais uma receita de um sumo que, supostamente, “regula o intestino em dois minutos”. A lista de ingredientes é longa e inclui mamão, ameixa, gengibre, iogurte, linhaça, entre outros alimentos.

O vídeo com a receita tem sido partilhado em grupos de receitas para emagrecer. Mas será este sumo eficaz para regular o trânsito intestinal? E terá efeito em dois minutos, como é referido?

Este sumo regula o intestino em dois minutos?

A alegação de que este sumo regula o intestino em dois minutos pode ter duas interpretações. Por um lado, podemos entender que o sumo, depois de ingerido, tem uma atuação em dois minutos. Por outro lado, é também possível interpretar que a bebida é feita em dois minutos e que, por si só, atua na regulação do intestino. No entanto, em ambos os casos as alegações feitas no vídeo são falsas.

Em primeiro lugar, a regulação do intestino é um processo contínuo, que depende de vários fatores e não apenas da ingestão de um determinado sumo ou batido. 

Além disso, os ingredientes presentes nesta receita – mamão, iogurte, ameixa ou gengibre – demoram mais de dois minutos a serem digeridos e absorvidos pelo organismo.

Em declarações ao Viral, a nutricionista Inês Mazagão sublinha que “a absorção de nutrientes ocorre no sistema digestivo”. Este processo “consiste na passagem dos nutrientes do interior do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea e, em seguida, para as células do corpo, dando-se depois de os alimentos serem digeridos no sistema gastrointestinal”, esclarece a nutricionista.

Além disso, Inês Mazagão adianta ainda que é “complicado” que a regulação do intestino decorra “em dois minutos”

“Regular o intestino consiste em conseguir uma flora intestinal saudável que proporciona os movimentos intestinais e o trânsito intestinal também saudáveis”, aponta.

PUB

Alguns dos alimentos presentes nesta receita, nomeadamente o mamão, a ameixa, a linhaça e o iogurte, podem ser interessantes para a flora intestinal

O mamão, a ameixa e a linhaça têm um elevado teor de fibra, que atua como alimento para as bactérias existentes no intestino, enquanto o iogurte é um alimento com efeitos probióticos

“Por si só, esta combinação, pela fibra e pelos probióticos, pode contribuir para a saúde intestinal”, avança Mazagão. Mas não será um fator único.

A nutricionista destaca ainda que existem diferentes fatores que podem ajudar a promover um bom funcionamento do intestino, nomeadamente a prática de exercício físico, uma ingestão de água adequada e a inclusão de legumes e fruta (devida à fibra) numa alimentação diversificada. A gestão dos níveis de stress e de sono podem também contribuir positivamente neste âmbito.

“Uma boa saúde intestinal é construída ao longo do tempo, não é do dia para a noite”, reforça Inês Mazagão.

Importa referir que, em determinadas situações, a ingestão de alimentos ou batidos pode ser seguida de uma vontade de ir à casa de banho, que poderá ser confundida com a suposta “regulação do intestino”. 

A nutricionista reconhece que, depois das refeições, pode existir uma ativação acelerada do intestino que está relacionada com o reflexo gastrocólico.

Este reflexo é “precipitado pela distensão abdominal face ao volume de comida que foi ingerido, dando origem ao reflexo dos movimentos peristálticos” e fazendo com que o indivíduo tenha “vontade de ir à casa de banho depois das refeições”, explica.

Em conclusão: beber um sumo ou batido de mamão, iogurte, ameixa e gengibre não regula o intestino em dois minutos. Um trânsito intestinal regular depende de variados fatores, incluindo de uma alimentação diversificada e equilibrada, da prática de exercício físico e de uma boa rotina de sono.

PUB

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

falso

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Produtos naturais

26 Out 2023 - 10:01

Partilhar:

PUB